Quando fazemos um seguro temos sempre a idéias de não usá-lo. Com as células-tronco coletadas do seu filho, a história se repete. Hoje, preservar o sangue do cordão umbilical do bebê é como fazer para ele um seguro de vida com cobertura ilimitada. Muitas doenças, antes sem cura, já são tratadas com o uso de células-tronco e muitas outras estão em fase experimental com ótimos resultados.

Alguns exemplos são:

Leucemias, anemia aplástica, artrite reumatóide, lúpus, esclerose múltipla, diabetes tipo 1, Alzheimer, Parkinson, insuficiência cardíaca congestiva, infarto agudo, traumas de medula, derrame, cirrose, entre outras.

No futuro, espera-se poder reconstituir órgãos inteiros com células-tronco, não dependendo mais de transplantes. A criogenia é a revolucionária tecnologia que permite preservar, por muitos anos, as células-tronco nas condições ideais, para que possam ser utilizadas quando se fizerem necessárias. Seu valor para a medicina é inestimável e está ao alcance de todos.

Como funciona a coleta e armazenagem do sangue do cordão umbilical?

1. Antes do parto, os pais entram em contato com a Bioclínica e informam seu desejo de armazenar o sangue do cordão umbilical.

2. No parto, o sangue contido no cordão umbilical e na placenta é transferido para uma bolsa coletora especial, sem qualquer risco à saúde da mãe e do bebê, e sem interferência nos procedimentos obstétricos.

3.O sangue é enviado ao CCB em São Paulo onde é processado e as células-tronco selecionadas. Após isso, dá-se início ao processo de criopreservação. Um processo de congelamento programado ocorre lentamente, para finalmente as células serem armazenadas em tanques de nitrogênio líquido a -196ºC.

4. No futuro, numa eventual necessidade, os pais ou responsável legal podem solicitar ao CCB o material, que estará disponível para o uso.

Por quanto tempo as células-tronco podem ser armazenadas?

O processo de criogenia permite armazenagem por muitos anos. O uso do material pode ocorrer a qualquer momento. Existem casos onde se utilizou material armazenado por mais de 21 anos.

O momento do parto. 5 minutos podem valer por uma vida.

É o melhor momento para se obter células-tronco e o único em que se pode fazê-lo de modo não invasivo, nas condições ideais, por não oferecer nenhum risco para a mãe e o bebê. As células-tronco coletadas do cordão umbilical são 100% compatíveis com o bebê, sem risco de rejeição e ainda tem 70% de chance de ser compatível com familiares.




Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006, Banco de Sangue.