DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES

Por que o diabético não pode doar sangue?

Diabético que não pode doar sangue é aquele que chamamos de insulino-dependente, ou seja, aquele que necessita de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em consequência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

Por que pessoas com peso inferior a 50 kg não podem doar sangue?

O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

Menores de 18 anos podem doar?

De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a ser aplicado em todos os bancos de sangue do país, o menor de idade poderá doar sangue a partir dos 16 anos. Informações sobre documentos necessários e formulário de autorização podem ser acessadas pela página de requisitos básicos para doação.

A doação de sangue é permitida durante a amamentação?

Não. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.

Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado?

A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 04 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 08 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres. Esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue.

Quais as vacinas que impedem a doação? Quanto tempo depois de ter tomado a vacina a pessoa poderá doar sangue?

Vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos e atenuadas (ex.: sarampo, poliomielite oral, febre amarela) necessitam de 3 a 4 semanas de intervalo para a doação. Já as vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, toxóides ou recombinantes (ex.: tétano, poliomielite salk etc) exigem um período mínimo de 48 horas para doação de sangue desde que o candidato não apresente qualquer reação decorrente da vacinação. Vacinação anti-rábica após exposição animal exige período mínimo de 01 ano para a doação de sangue.

Qual o conceito atual de “grupo de risco”?

Na realidade, o termo mais correto seria “comportamento de risco”; ou seja, o comportamento do indivíduo que o deixaria mais exposto ao risco de adquirir uma determinada doença ou infecção.

Os exames sorológicos são realizados individualmente?

Sim, os testes sorológicos são realizados individualmente; ou seja, em cada amostra isoladamente.

O material usado na coleta de sangue é mesmo seguro?

Sim, todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável, estéril e epirogênico (não causa febre). Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

Como se pega hepatite? Quais são os principais sintomas?

Existem três tipos principais de hepatite viral: Tipo A, Tipo B e Tipo C.
A do tipo A é de contaminação através de água e alimentos contaminados e por contato oral ou fecal.
A do tipo B é de contaminação sexual ou parenteral; ou seja, agulhas e equipamentos contaminados ou transfusão sangue.
A do tipo C é de contaminação predominantemente parenteral; porém, outras formas pouco definidas podem ser envolvidas.
Os sinais mais frequentes da hepatite são: icterícia (amarelamento dos olhos), urina escura e fezes claras. Esses sinais são mais comuns na hepatite A. Na hepatite B ocorrem em 10 a 25% dos casos e na hepatite C, em apenas cerca de 5% dos casos. Os demais sintomas da hepatite são poucos específicos e lembram um quadro de gripe forte.

Por que só pode doar sangue quando se teve hepatite antes dos 10 anos de idade?

Porque antes dos 10 anos de idade, a probabilidade de o candidato que tenha tido hepatite do tipo A é de quase 100%. Este fato já foi confirmado em vários estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa sequelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contraindicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.
Se residiu em área endêmica para malária ou se ficou pouco tempo, aguardar 12 meses.

Pode-se fazer sexo depois da doação de sangue?

Não há qualquer contraindicação para realização de atividade sexual após a doação de sangue.

Como é armazenado o sangue? Em geladeira? Em que temperatura?

Os glóbulos vermelhos são armazenados em geladeira, à temperatura entre 2 e 6ºC. As plaquetas são armazenadas em temperatura ambiente entre 20 e 24ºC. O plasma é armazenado congelado à temperatura de 18ºC negativos.

Quando criança tive desmaios, mas estou curado(a). Por que não posso doar sangue?

Candidatos com histórico de convulsão no passado podem doar sangue 03 anos após suspensão do tratamento e sem relato de crise nesse período.

Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo impede a doação?

Hipotireoidismo pode doar, caso estejam controlados com a medicação.
Hipertireoidismo não pode doar, é inaptidão definitiva.

A hipoglicemia impede a doação?

Não, desde que o candidato esteja assintomático no dia da doação.

Quanto tempo depois das cirurgias (pequeno, médio e grande porte) a pessoa poderá doar sangue?

Candidatos submetidos à cirurgia de grande porte devem ser recusados de 06 meses a 01 ano. Para cirurgias de pequenos e médios portes, a recusa é por 03 meses. Para cirurgia a laser, aguardar 01 semana após o procedimento, se o local não estiver inflamado. Para cirurgias odontológicas, extração ou manipulação dentária, o prazo é de 07 dias após o procedimento; com anestesia geral, 1 mês após o término de tratamento.

O doador de sangue tem direito à folga no trabalho?

Sim, o doador tem direito a um (01) dia de folga no trabalho em cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme preconizam a Lei Federal nº 1.075, de 27 de março de 1950, bem como a Lei Estadual nº 3.365, de 6 de junho de 1956. Mas apesar da legislação vigente, cumpre ressaltar que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta e, portanto, não deve ser encarada como um benefício próprio.

Por que não se podem consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação?

Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sangue recebido de uma doação deve ter no mínimo 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como HEPATITES B e C, AIDS, SÍFILIS e CHAGAS.

A BioClínica realiza cadastro para doação de medula óssea?

Não. São realizadas somente doações de sangue total, plaquetas, hemácias e plasma.

Quem pode doar para quem?