Doação de Sangue

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO

. Estar em boas condições de saúde.
    . Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
    . Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato. (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
    . Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis) Clique aqui para imprimir a autorização.
    . Pesar no mínimo 50kg.
    . Estar descansado (Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

• QUEM NÃO PODE DOAR - Impedimentos Temporários

. Resfriado: aguardar 07 dias após desaparecimento dos sintomas.
    . Gestação: É motivo de inaptidão temporária para doação de sangue até 12 (doze) semanas após o parto ou abortamento. Amamentação: Não serão aceitas como doadoras mulheres em período de lactação, a menos que o parte tenha ocorrido há mais de 12 (doze) meses.
    . Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
    . Piercing, Tatuagem ou Maquiagem Definitiva é inaptidão temporária, espere 12 meses para realizar a sua Doação. Piercing na cavidade oral/ ou na região genital, devido ao risco permanente de infecção, é necessário aguardar 12 meses após a retirada.
    . Qualquer procedimento endoscópico como: Endoscopia digestiva alta, Colonoscopia, Rinoscopia etc: aguardar 06 meses.
    . Extração dentária 07 dias após o procedimento. Procedimentos sem anestesia e sangramento (por exemplo: pequenas cáries e ajustes de aparelhos) 01 dia após o procedimento. Remoção de tártaro e outros procedimentos com anestesia local (por exemplo: obturações) 03 dias após o procedimento. Cirurgias odontológicas com anestesia geral 01 mês após o término do tratamento.
    . Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
    . Vacina contra gripe: por 30 dias.
    . Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões. Herpes Zoster: apto após 06 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
    . Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.
    . EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
    . Europa: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
    . Malária: países com prevalência de malária devem aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
    . Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 06 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

• QUEM NÃO PODE DOAR - Impedimentos Definitivos

. Hepatite após os 11 anos de idade.
    . Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
    . Uso de drogas ilícitas injetáveis.
    . Malária.
    . Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após, ou antes, dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação
    . Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
    . Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Ao doar sangue, seja sincero na entrevista, NÃO omita nenhuma informação que possa ocasionar algum comprometimento para sua doação. Sua honestidade também Salva Vidas.

• Cuidados Pós Doação

. Permanecer pelo menos 15 minutos no local após a doação para observação;
    . Não se retire do Banco de Sangue se estiver sentindo algo anormal (nos comunique);
    . Evite ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas;
    . Beba bastante líquido nas 12 horas seguintes à doação e não fique em exposição ao sol.
    . Não fume nas 2 horas seguintes à doação;
    . Se houver sangramento no local da punção da agulha, não dobre o braço e aperto o local com algodão;
    . Caso surjam hematomas no local da punção da agulha, coloque compressas de água quente de 2 a 3 vezes ao dia;
    . Interrompa atividades de esforço físico nas próximas 12 horas;
    . Não dirija por pelo menos 30 minutos (40 minutos no caso de motocicletas);
    . Não carregue peso com o braço utilizado para doação;
    . Procure ter uma dieta rica em ferro: (carne, grãos e verduras).

Se você apresenta um dos sintomas abaixo, evite doar sangue.
    . Perda de peso inexplicada.
    . Suores noturnos.
    . Manchas azuis ou arroxeadas na pele ou nas mucosas.
    . Inchaço das glândulas linfáticas, que duram mais de um mês (ínguas).
    . Manchas persistentes ou incomuns.
    . Tosse persistente e falta de ar.
    . Diarreia persistente.

• Processo de Doação

Cada doador passará por um processo bem estruturado com a finalidade de oferecer segurança e comodidade para que esse doador sinta-se bem. O processo do cadastro até o lanche poderá durar cerca de 50 min, de acordo com a quantidade de pessoas no local.

Siga abaixo virtualmente os passos da doação:

• 1 - Cadastro

O candidato à doação informa seus dados (Nome completo, RG, Endereço, Telefone e CEP)

• 2 - Pré-triagem

Será realizado um exame para verificar se o candidato a doação possui um nível de hemoglobina “dentro dos parâmetros da normalidade”, caso esteja abaixo ou acima dos valores normais o candidato é orientado a fazer uma boa alimentação baseada em ferro e vitamina C e retornar, além da orientação se persistir procurar um serviço de saúde, pois pessoas que apresentam anemia não podem doar. Peso, Altura e Aferição de Pressão também são realizados.

• 3 - Triagem Clínica

O Candidato responde uma entrevista confidencial, com objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. O doador deverá também responder ao VOTO DE AUTO EXCLUSÃO, respondendo SIM ou NÃO à seguinte pergunta: Os seguintes comportamentos podem comprometer a segurando do sangue a ser doado? Independentemente da resposta, o sangue será coletado, e todos os testes serão realizados, Porém, se a resposta for SIM, a bolsa será descartada. É fundamental responder corretamente e honestamente as perguntas, para não ter riscos ao receptor que for receber o seu sangue.

• 4 - Coleta

É realizada primeiramente a antisséptica no local onde será feita a punção. A coleta de sangue é totalmente segura, pois o material é individual para cada doador e descartado, será coletado cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei.

• 5 - Lanche

Após a doação, o doador devera permanecer por cerca de 15 minutos na copa, onde irá receber um lanche, suco, chá, bolacha e café que deverão ser consumidos, essa reposição de liquido vai ajudar com que o organismo já comece a fazer essa reposição do volume de sangue que foi coletado rapidamente.

• 6 - Caminho da Bolsa até a transfusão

O sangue doador será encaminhado para o setor do Processamento, onde será dividido em 3 hemocomponentes, Hemacias, Plaquetas e Plasma, em seguida o sangue doado é testado para Hepatite B e C, HIV, HTLV I e II, Chagas e Sífilis. Se um deste teste sorologicos apresentar resultado alterado, o sangue doador não será utilizado para transfusão e o doador será convocado a retornar à Bioclinica para repetição dos exames.
    Caso ocorra inadequação das amostras, o doador também será convocado a repetir os exames.

• Possíveis Riscos

Em geral, a doação não traz riscos para o doador. Porém, eventualmente, alguns doadores podem apresentar algumas reações, tais como: quedas de pressão, tonturas e náuseas.

• O que é feito com seu sangue

Em toda doação são realizados testes sorológicos (AIDS, Hepatites, Sífilis, Chagas, HTLV I – II) em todo sangue doado. Depois ele será dividido em partes que, separadamente, contribuem no tratamento de pacientes com diferentes problemas.

• Quantidade de Sangue Coletado

A quantidade de sangue retirada não prejudica sua saúde, pois ela é rapidamente reposta pelo seu organismo. Durante a doação é coletados por volta de 450 ml de sangue apenas, uma porcentagem pequena do volume de sangue de um adulto. A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas, o dos glóbulos vermelhos ocorre em 04 semanas e o nível de ferro pode levar 8 semanas para homens e 12 semanas para mulheres.